As candidaturas do PDT pelo Brasil

Nas próximas eleições, o PDT terá candidaturas em grandes cidades do Brasil, e integrará chapas de partidos da base aliada, na maior parte dos casos. Faço um rápido balanço de como o partido disputará o pleito, seus principais candidatos e alianças.

Aracaju
Valadares Filho (PSB), é apoiado pelo PDT, PRB, PT, PMDB, PSDC, PHS, PSD, PC do B e PT do B.

Belém
O PDT apóia o candidato Anivaldo Vale, do PR, juntamente com PR e PTB, este indicando o vice, Doutor Castro.

Belo Horizonte
O partido desistiu da candidatura própria, deixando de lado os deputados Sargento Rodrigues e Mário Heringer, optando por apoiar Marcio Lacerda, do PSB. Apóiam Lacerda os seguintes partidos: PDT, PSDB, PC do B, PP, PPS, PRB, PT do B, PSL, PR, PSD, PTC, PRP, PTN, DEM, PMN, PTB, PV, PSDC e PSC.

Boa Vista
O vereador Telmário Mota será o candidato do PDT à prefeitura da capital roraimense, com apoio do PP, PHS, PV, PRP e PC do B.

Campo Grande
Giroto (PMDB) tem apoio do PDT, que lançou o vice Dagoberto, em conjunto com o PRB, PTB, PSL, PSC, PR, DEM, PSDC, PRTB, PTC, PSB, PRP, PPL, PSD, PC do B e PT do B.

Cuiabá
Mauro Mendes, do PSB, tem apoio do PDT, PR, PPS e PV para a disputa na capital mato-grossense.

Curitiba
Gustavo Fruet, ex-tucano, é candidato com apoio do PV. Foi vereador pelo PMDB, e deputado federal por três mandatos, disputando a última eleição já pelo PSDB. Foi candidato derrotado ao Senado em 2010.  Em várias pesquisas, é o candidato favorito na disputa.

Florianópolis
O PDT municipal apoiará a candidatura do peemedebista Gean Loureiro, juntamente com outros oito partidos, dentre eles PPS, PV e PTB.

Fortaleza
O candidato é Heitor Férrer, deputado estadual no terceiro mandato, e vereador anteriormente por quatro mandatos, todos pelo PDT. É um dos principais nomes na disputa pela prefeitura da capital cearense. Opositor ferrenho do governador Cid Gomes (PSB), Férrer tem apoio do PPS.

Goiânia
O petista Paulo Garcia concorre coligado com PDT, PRB, PT, PMDB, PTN, PR, PSDC, PRTB e PSB.

João Pessoa
Estela Bezerra (PSB) concorre em coligação integrada por PDT, PTN, DEM, PSB, PV, PRP, PSD e PC do B.

Macapá
O PDT lançou Roberto Góes à reeleição, em aliança com o PP, PMDB, PSL, PSC, PR, PSDC, PHS, PSD e PT do B.

Maceió
O ex-governador Ronaldo Lessa será candidato com apoio do PP do atual prefeito Cícero Almeida (ex-PDT), do PTB de Collor e do PMDB de Renan Calheiros e do vice Mozart Amaral. Outros partidos: PT, PTC, PV, PRP, PSD e PC do B.

Manaus
O prefeito Amazonino Mendes decidiu não se candidatar à reeleição. Apesar disso, o PDT não lançou candidato à prefeitura, apoiando extra-oficialmente Henrique Oliveira, do PR.

Natal
Líder nas pesquisas, Carlos Eduardo Alves, do PDT, tem como vice a ex-governadora Wilma de Faria (PSB), com apoio do PRB, PTN, PPS, PHS, PSB, PPL, PSD, PC do B e PT do B.

Palmas
O candidato do PV, Marcelo Lelis, tem apoio do PDT, PMDB, PTB, DEM, PHS, PSL, PTC, PRB, PSD, PMN, PSC e PSDB.

Porto Alegre
José Fortunati tenta a reeleição, após assumir em 2010 a prefeitura de Porto Alegre com a renúncia de José Fogaça (PMDB), que concorreu ao governo gaúcho. Conta com apoio do PMDB, PP, PTB, PPS, PRB, PMN, PRP, PT do B, PRTB e DEM. Disputa a liderança nas pesquisas com Manuela D'Ávila (PC do B).

Porto Velho
O PDT lançou o vice do candidato Mauro Nazif, do PSB. Dalton di Franco é o nome pedetista na chapa.

Recife
Em cima da hora, o diretório nacional do partido desistiu da candidatura do deputado federal Paulo Rubem Santiago, optando por apoiar Geraldo Julio, do PSB. A aliança tem, além do PDT, o PRB, PTB, PMDB, PSL, PTN, PSC, PR, PTC, PV, PRP, PSD e PC do B, que indicou o vice, Luciano Siqueira.

Rio Branco
Tião Bocalom, do PSDB, é o candidato apoiado pelo PDT na capital do Acre. Fazem parte da aliança também o PP, do vice Alysson Bestene, além de PPS, DEM, PRP, PSDB e PT do B.

Rio de Janeiro
Sem nome forte para a disputa depois da saída do deputado Wagner Montes para o PSD, o PDT participará da coligação de Eduardo Paes (PMDB), juntamente com partidos como PP, PC do B e PT. É a primeira vez na história que o PDT não terá candidato à prefeitura do Rio de Janeiro. É algo a se pensar seriamente...

Salvador
O PDT apóia Nelson Pelegrino, do PT, em conjunto com PP, PT, PTB, PR, PSDC, PHS, PMN, PTC, PSB, PRP, PPL, PSD, PC do B e PT do B.

São Luís
Na capital do Maranhão, Edivaldo Holanda Junior, do PTC, é o candidato apoiado pelo PDT, juntamente com PSB e PC do B.

São Paulo
O líder sindical e deputado federal Paulinho da Força é o nome pedetista para a próxima eleição. Foi candidato à prefeitura paulistana em 2004, e a vice-presidente da república em 2002, na chapa de Ciro Gomes, quando ainda era do PTB. A chapa é puro sangue.

Teresina
Elmano Férrer (PTB) e o vice Marllos Sampaio (PMDB), integram a coligação com PDT, PP, PSL, PTN, PR, PRTB, PHS, PTC, PV, PRP e PPL.

Vitória
O tucano Luiz Paulo é o candidato apoiado por PDT, PTB, PMDB, DEM, PMN, PTC e PT do B.

Rápido balanço
O PDT lançou candidatura própria em apenas 8 das 26 capitais. Porém, é maior que o de 2008, quando o partido lançou candidatos em 5 capitais.
O quadro mais preocupante é do Rio de Janeiro, que sem nenhum nome de expressão, se absteve da candidatura própria, ficando a reboque do PMDB. Como disse anteriormente, é a primeira vez na história que o PDT não lança candidato à prefeitura carioca.
Em São Paulo, Paulinho da Força está longe de ser eleito, já que possui uma enorme rejeição. No máximo, com todo o respeito, sua candidatura apenas trará visibilidade ao partido e ao próprio candidato.
Em Fortaleza, o candidato Heitor Férrer é parlamentar há vários anos, sempre pelo PDT. Sua candidatura se destaca do trio PT-PSB-PSDB, que há décadas domina a política cearense.
José Fortunati, em Porto Alegre, que no momento oscila entre a 1ª e 2ª colocação na pesquisas, possui forte aliança, o que garante bom espaço na TV. Seu desafio é justamente administrar essa união, que tem partidos conservadores, como o DEM, e ao mesmo tempo fazer um governo compromissado com a agenda trabalhista.
Gustavo Fruet está na mesma linha. O que pesa contra é o fato de, ideologicamente, ser uma incógnita ao partido. Em sua aliança estão PT e PV. Até pouco tempo, Fruet era membro do PSDB.
No Rio Grande do Norte, Carlos Eduardo Alves tem histórico de esquerda, tendo sido membro do PSB em ocasião anterior.
Ronaldo Lessa fez o mesmo caminho. Nessas eleições, o ex-governador alagoano tem apoio de Fernando Collor e Renan Calheiros, figuras que não são das mais ideológicas no meio político.
Roberto Góes tem constantemente seu nome envolvido em investigações da Polícia Federal, sendo acusado de diversos crimes. Góes inclusive foi preso em 2010. Os inquéritos estão em andamento.
Em Boa Vista, Telmário Mota tem apoio de setores religiosos, como os evangélicos. Não é do meu conhecimento seu passado político.
A maior parte dos candidatos não começou a trajetória no PDT, tendo iniciado a carreira política em partidos como PMDB, PSB, PTB e PSDB.

Dados do TSE de 12/07/12

Comentários