PPS quer mudar de nome para atrair "marineiros"

Há poucos dias, circulou pela mídia a notícia de que o Partido Popular Socialista (PPS), para atrair os aliados e simpatizantes de Marina Silva, além da própria ex-candidata, discute a mudança de nome para Partido Socialista Verde (PSV).
Em alguns estados, o PPS ofereceu legenda a alguns "marineiros" como Ricardo Young, ex-candidato pelo PV ao Senado Federal por São Paulo. A proposta é tentadora, diante das dificuldades para um partido ser registrado atualmente (os últimos, PPL e PSD, conseguiram o registro aos 45 do 2º tempo). Esta era a ideia de Marina, que fica cada vez mais distante com o passar do tempo, e mais difícil, já que a ex-senadora e ex-ministra não possui máquina para patrocinar tal empreitada, diferente do prefeito paulistano Gilberto Kassab e o seu PSD.
Mas a questão é outra: o PPS - que se autodenomina herdeiro do antigo PCB, mas que é "amigo de infância" do conservador DEM e do bipolar PSDB - está minguando. Nunca teve apelo popular, e seu maior feito foi ter Ciro Gomes (hoje no PSB) como candidato em 1998 e 2002, alcançando boa votação em ambos pleitos. Sua bancada, que em 2007 era de 22 deputados, atualmente está reduzida a 12.
Se Marina for para o futuro PSV, ele poderá ter uma legenda à sua disposição, mas uma tremenda dor de cabeça, pois terá nas costas a enorme pressão de levantar o partido e fazer com que o mesmo tenha algo que hoje procura desesperadamente: votos. Além disso, o PV viu que nem todos os eleitores de Marina realmente gostavam do partido, e o próprio PV não estava nem aí pra Marina...

Comentários