Rio de Janeiro Desconhecido - Parte 10: Morro de Santo Antonio



Essa realmente é uma vista que só se tem do alto. Nestas fotos que tirei de um edifício no Largo de São Francisco está o que restou do Morro de Santo Antonio, no terreno do convento de mesmo nome. Como está numa área de muitos prédios no entorno, a visão é muito difícil, sendo possível apenas de prédios mais altos. Podemos ver nas fotos os prédios do Banco do Brasil (à esquerda), da Petrobras (o cinza mais claro), BNDES (de vidros escuros) e à direita, um pedaço do IFCS da UFRJ.
O Morro de Santo Antonio ocupava uma área considerável do Centro do Rio, tendo como principal acesso o Largo da Carioca. Foi, como outros morros do Centro, desmontado, tendo seu material utilizado nas obras de construção do Aterro do Flamengo, nas décadas de 1950/1960. Apesar disso, as obras de desmonte começaram nas décadas de 1910/1920, tendo sido interrompidas diversas vezes.
Os prédios do BNDES, Petrobras e a própria Catedral Metropolitana estão localizados em áreas do morro que foram derrubadas.
Abaixo, fotos antigas do Morro de Santo Antonio e entorno.

Em primeiro plano, o Morro de Santo Antonio. Retirado do Flickr Julinha.

Desmonte do morro, em foto de Augusto Malta (1921). Retirado do blog Rio Só Rio.



Desmonte do Morro de Santo Antonio na década de 60. Retirado do Flickr Frenetico.

Morro de Santo Antonio já arrasado, com a Avenida República do Chile cortando seu antigo perímetro ao meio. Foto retirada do Fotolog Carioca da Gema.

Região do Morro de Santo Antonio atualmente. Retirado do blog Análise Urbana e Representação Digital.

Comentários