Rio de Janeiro Desconhecido - Parte 6: Chafariz do Mestre Valentim




Esse é o Chafariz do Mestre Valentim, localizado na Praça 15, coração do Rio de Janeiro. Foi concluído em 1789, pelo escultor Valentim da Fonseca e Silva (1745-1813). Seu nome real é Chafariz do Carmo, por ser localizado no antigo Largo do Carmo, assim conhecido por estar em frente à Igreja de Nossa Senhora do Monte do Carmo (Antiga Sé) e à  Igreja da Ordem Terceira do Carmo.
Seu formato é em torre, com uma pirâmide de granito, detalhes em pedra de lioz portuguesa, além de placas em mármore, com referências à Coroa Portuguesa.
É um dos maiores símbolos das inúmeras reformas pelas quais a cidade do Rio já passou. Inicialmente à beira-mar (imagem abaixo), hoje está há cerca de 200 metros da distância da Baía de Guanabara (3ª foto acima).
Faz parte do conjunto arquitetônico da Praça 15, que inclui, além do chafariz e das igrejas citadas acima, as estátuas de D. João VI, João Cândido e do General Osório; o Arco do Teles; o Convento do Carmo; os Palácios Tiradentes e 23 de Julho e o Paço Imperial.


Fonte:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Pra%C3%A7a_Quinze_de_Novembro_%28Rio_de_Janeiro%29
http://pt.wikipedia.org/wiki/Valentim_da_Fonseca_e_Silva
http://cafehistoria.ning.com/profiles/blog/show?id=1980410%3ABlogPost%3A11446

Comentários