Rio de Janeiro Desconhecido - Parte 1: Viaduto de Cascadura

Cada vez que eu ando pelo Rio de Janeiro me surpreendo... Já passei milhões de vezes pelo viaduto de Cascadura, mas hoje percebi uma placa, na Rua Nerval de Gouveia, na passarela de acesso à Avenida Dom Hélder Câmara (com todo orgulho, Suburbana!). Pixada, mas incrivelmente inteira, a placa contém os seguintes dizeres:

"Viaducto-Washington-Luis
Construido sob o governo 
do doutor
Washington-Luis
Presidente da Republica
Dr. Victor-Konder
Ministro da Viação
Dr. Romero-Zander
Directoria da E. F. C. do Brasil
Dr. Demosthenes-Rockert
Sub-director
Dr. Mario-Cabral
Engenheiro residente
1930"

Primeira descoberta: o viaduto de Cascadura se chama Washington Luis. Segunda: a obra foi realizada em 1930, ano da Revolução que depôs o próprio Washington Luis...
O Rio de Janeiro é incrível, e como historiador, fico doido com isso... Por isso, tive a ideia (e não mais "idéia") de expor aqui algumas histórias e fotos de lugares e fatos desconhecidos de nossa Maravilhosa Cidade. Inicio a série "Rio de Janeiro Desconhecido" aqui no blog, que, acredito eu, existirá enquanto eu estiver vivo, pois a nossa cidade é tão rica e inesgotável, que sempre teremos algo a contar e descobrir sobre ela...

Comentários

Audrey disse…
Maravilha de post! Parabéns!!
Lembro que passei por esse lado do viaduto por esses dias, e vi essa placa.
Eu descobri um marco histórico também. Deve ter uns 4 anos. Na Rua Uranos, entre Bonsucesso e Ramos, há uma pedra de marcação de quilometragem da EF Leopoldina ou EFCB (agora não lembro).

Há passarelas na Avenida Brasil que possuem placa.
Se foi em Bonsucesso, com certeza é da EF Leopoldina. Se quiser, tira uma foto e me manda!

eusougalvao@gmail.com