Há exatos 156 anos, a primeira ferrovia do Brasil era inaugurada. A Estrada de Ferro Mauá operou inicialmente entre Mauá (Guia de Pacobaíba) e Fragoso, na cidade de Magé, na Baixada Fluminense. Foi iniciativa de Irineu Evangelista de Souza, o Barão de Mauá. Após a implantação da E. F. Mauá, várias outras foram construídas no Brasil, como a São Paulo Railway, Estrada de Ferro Recife ao São Francisco e a Estrada de Ferro Leopoldina.
Em 1889, o Brasil já contava com 9.538 km de trilhos. Já em 1953, eram 37.200 km . Atualmente, a malha ferroviária brasileira não é nem sombra do que já foi um dia. Ferrovias abandonadas, outras privatizadas, composições sucateadas, sistemas de trens urbanos deficientes, além do desrespeito com a memória ferroviária, materializada no esquecido Museu do Trem, no Engenho de Dentro, zona norte carioca.
Depois de muitos anos, com o encarecimento do transporte rodoviário devido aos pedágios, falta de conservação das estradas públicas, preocupação com o meio ambiente e a urgência em relação aos prazos, decidiram repensar a ferrovia como meio de transporte seguro, barato, ágil e ecologicamente correto.
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(Dora Brum, moradora de Guia de Pacobaíba)