156 anos da ferrovia no Brasil

Há exatos 156 anos, a primeira ferrovia do Brasil era inaugurada. A Estrada de Ferro Mauá operou inicialmente entre Mauá (Guia de Pacobaíba) e Fragoso, na cidade de Magé, na Baixada Fluminense. Foi iniciativa de Irineu Evangelista de Souza, o Barão de Mauá. Após a implantação da E. F. Mauá, várias outras foram construídas no Brasil, como a São Paulo Railway, Estrada de Ferro Recife ao São Francisco e a Estrada de Ferro Leopoldina.
Em 1889, o Brasil já contava com 9.538 km de trilhos. Já em 1953, eram 37.200 km. Atualmente, a malha ferroviária brasileira não é nem sombra do que já foi um dia. Ferrovias abandonadas, outras privatizadas, composições sucateadas, sistemas de trens urbanos deficientes, além do desrespeito com a memória ferroviária, materializada no esquecido Museu do Trem, no Engenho de Dentro, zona norte carioca.
Depois de muitos anos, com o encarecimento do transporte rodoviário devido aos pedágios, falta de conservação das estradas públicas, preocupação com o meio ambiente e a urgência em relação aos prazos, decidiram repensar a ferrovia como meio de transporte seguro, barato, ágil e ecologicamente correto.

Guia de Pacobaíba, em Magé. Pessoas embarcando no trem que os levaria para Petrópolis. Essa estação foi inaugurada em 1854 por Irineu Evangelista de Souza, qe por esse grande feito, recebeu o título de Barão de Mauá. Foto do final do século XIX. (Retirado do Álbum da Bia)

Comentários

Dora Brum disse…
É incrível como nenhum governante se importa em preservar nossa história! Simplesmente Estação de Guia de Pacobaiba, só existe os restos... Em assim nós brasileiros também somos esquecidos, a história de GRINGOS parece que vale mais!
(Dora Brum, moradora de Guia de Pacobaíba)
É ficar na torcida pra alguma autoridade se sensibilizar pela nossa história...