Incrível...

Depois que o Governo do Rio de Janeiro demoliu o Memorial Leonel Brizola, projeto do mestre Oscar Niemeyer que consumiu R$ 2 milhões e ainda estava em construção, para dar lugar a uma estação do Metrô na Cidade Nova, agora é a Prefeitura que faz o ex-governador se revirar no túmulo: com a recente venda de terrenos para financiar obras do Metrô, um dos edifícios que correm risco de demolição é o CIEP Tancredo Neves, no Catete.
A escola, atualmente administrada pelo município, não é nada mais nada menos que a 1ª inaugurada pela dupla Brizola/Darcy Ribeiro, em 1985. Lembro que os CIEP's (Centros Integrados de Educação Pública) foram idealizados para revolucionar a educação no Rio e no Brasil, oferecendo educação pública, gratuita e de qualidade em tempo integral, com uma nova proposta pedagógica, política e estrutural. E como não poderia deixar de ser, foi Niemeyer quem assinou os croquis do projeto.
Nas 2 administrações de Brizola (1983-1987/1990-1994), mais de 500 foram construídos, oferecendo, na época, cerca de meio milhão de vagas. Ao longo dos anos, porém, o projeto sofreu duras "mutações", e muitas escolas sofreram com o abandono e até mesmo boicote, quando, inclusive, algumas unidades viraram favelas e tiveram suas piscinas aterradas.
Seria esta apenas uma coincidência, ou mais uma tentativa de acabar com a obra do antecessor, infeliz prática de grande parte dos políticos brasileiros?
E mais: existe algum lugar no mundo onde escola é demolida para dar lugar a outro tipo de construção?
Triste retrato do descaso com a educação no Brasil...

Comentários

José Carlos disse…
Não sou muito fã do Brizola, mas derrubar uma escola pra construir prédios pra riquinhos já é sacanagem!
boladaum disse…
é o prefeito dudu das melicias quer botar a escola no chao p/ vender e roubar a grana